sábado, agosto 28, 2010

Marketing – A seita tecnicista do Século XXI

Cabeça de alho, crucifixo, amuletos arcaicos, bíblia, mandinga, elefante branco e outros símbolos de proteção divina perderam a validade diante da maior seita do século XXI – O Marketing.

Você, artista amigo, está deprimido, enfrentando dificuldades para dar visibilidade à sua obra? Acha que merece ser reconhecido internacionalmente e tem ambição de estender sua dadivosa criação estética por plagas distantes? Não se apoquente. Hoje, existe uma seita tecnicamente bem equipada capaz de lançá-lo na Lua, se assim desejar.

Você, político obscuro, de fala intrincada, inescrupuloso, sem idéias, prontinho para aceitar qualquer cambalacho e que, por principio, não aceita submeter-se à ética e outros fundamentos de convívio social da antigüidade, essa é a hora para afiar as garras e lançar-se na vida publica.

Você, modelo/atriz, não têm mais motivos para sofrer! Pra que abrir as pernas para um diretor de telenovelas, um agente de modelos tarado ou uma colega falsa.

Hoje, por motivos profissionais, só sofre quem é masoquista.

A solução de todos os problemas - da difusão de produtos estéticos, idéias de qualquer natureza à ascensão de talentos hipotéticos - está ao alcance da mão.

Como puderam notar, acordei outro homem. Por que resisti tanto à sabedoria popular?

Quanta bílis espalhou pelo meu organismo nos confrontos com os harmoniosos itens da ideologia do “vale tudo” hoje dominante. É inútil me atazanar com o desprezo por critérios baseados em fundamentos sólidos e abertos a especulação dos sentidos e do intelecto quando o “gosto” pessoal - essa dádiva divina - tudo pode interpretar, admirar e difundir.

Vade retro sofrimento inócuo que só prove o isolamento e a frustração.

Em minha apologia à “nova onda” não desprezo a importância da rede de relacionamento interpessoal. Considero-a importante, porém, confeccioná-la demanda certo esforço. E, convenhamos, esforço é um troço démodé. Coisa dos derrotados. O bacana é acordar num sábado e ser reconhecido como o talento do ano por todos os jornais e revistas do ocidente, quer dizer - do eixo Rio/São Paulo - sem ter feito muito esforço para isso. A seita do marketing o protege e o protegerá para todo sempre.

Além disso, costurar uma rede de relacionamento interpessoal exige tempo e muito trabalho. E, o tempo, companheiros, é precioso. Quem deseja ficar famoso e ser reconhecido pelos garçons quando tiver 65 anos de idade? Só um otário!

Fico feliz quando observo que a provocação de Wahrol –o prestígio do artista recluso é o Velho. O Novo é o brilho das celebridades” - se tornou o aforismo mais coerente da pós – pós- modernidade –

É maravilhoso receber de manhã mais um convite para o lançamento de uma edição de luxo das Obras Completas de um artista que integrou o circuito das artes nos últimos três anos. Mais excitante ainda é o catalogo das edições de uma instituição publica que lista uma serie de livros sobre arte contemporânea. É magnífico perceber o cuidado da curadoria em organizar uma nova coleção. Orientada por uma obscura intelectual da academia de arte essa nova coleção reedita as mesmas imagens dos mesmos artistas anteriormente publicadas pela mesma instituição federal. O ineditismo dessa nova edição é o fato das obras desses expoentes das artes de nossos dias serem acompanhadas de um texto de um curador com 13 anos de idade .

Meu Deus! Como é comovente quando tudo no mundo se torna pleno de sentido.

Bom dia a todos! Vou agora pesquisar qual a igreja dessa seita é mais próxima de meu ateliê.