terça-feira, julho 04, 2006

Substituindo Castas

Para que todo quede tal cual.
Tal cual, en el fondo: tan sólo una
imperceptible sustitución de castas
Il Gattopardo
G.Tomasi DI LAMPEDUSA
Diante da epígrafe muitos ousariam contestar Don Fabrízio, príncipe de Salina.Contestariam certos de que as novas tecnologias estão transformando as sociedades contemporâneas.Para eles as mudanças nos meios de comunicação são itens cruciais na consolidação dessas mudanças.
Creem que se descortinou um futuro incerto para as grandes empresas jornalísticas, enquanto, por outro lado, abriu-se um amplo e inédito horizonte para a comunicação livre entre os homens.As empresas que se reestruturaram conseguem superar os desafios surgidos nas ultimas duas décadas e se preparam para as mudanças que ainda estão por vir, desviando o foco editorial para as atuações mais dinâmicas.Grandes órgãos de comunicação abriram espaço para blogs sobre os mais variados assuntos assinados por estrelas do jornalismo, esportes, artes etc...Contudo, reclamam.Nada parece suficiente para atrair maior atenção do leitor.
Por que? Os sabidos dizem que maiores oportunidades para os indivíduos integrarem o fluxo de informações disponibilizados na internet mudaram as regras do jogo.Atualmente, qualquer cidadão conectado à rede está apto a receber as noticias mais importantes sobre assuntos que mais lhes interessar em tempo real. Além disso, o desagrado de muitos leitores pelo que chamam de múltiplos negócios das empresas jornalísticas tem contribuído para que um enorme contingente de leitores busque informações em canais livres dos interesses empresariais.
Não é desprezível o desejo de muitos usuários da internet em ter acesso a diferentes canais de noticias de forma a depurar as informações que busca.Essa enorme mobilidade de recursos possibilitou que as opiniões de especialistas ou famosos jornalistas possam ser lidas fora dos domínios editorias das grandes empresas jornalísticas.E, os comentários individuais, antes circunscritos ao ambiente familiar, aos colegas de trabalho e membros da comunidade, transcenderam os campos específicos.
A expansão e a velocidade dos meios de comunicação em escala global, estenderam os espaços das discussões e trocas de experiências e opiniões em tempo real, sem qualquer forma de tutela ou resguardo.O grande número de blogs e outros sítios eletrônicos são reflexos da procura por diferentes meios de comunicação e interação.
A livre interatividade entre usuários permite que uns escolham aparecer nos blogs com niks invés de seus verdadeiros nomes.Essa forma lúdica de opinar num mundo cada vez mais complicado tem se revelado mais excitante que o solitário e passivo anonimato.
Isso não quer dizer que aqueles que escolhem interagir com seu verdadeiro assumem integralmente suas opiniões na construção da história de um novo tempo. Isso tudo pouco importa.
O que mobiliza as pessoas a compartilharem nos blogs é o fato de saberem que suas opiniões não serão submetidas a critérios editoriais ou a parâmetros estéticos, éticos, morais, religiosos, ideológicos e etc... O compromisso dos blogs com a postagem integral da opinião de todos elimina qualquer forma de censura e tornou-se um fator positivo de atração.
Atualmente muitas pessoas reclamam de um inexplicável mal estar diante da intermitente construção e desconstrução de conceitos.Esses estímulos promovem a expansão das formas de comunicação na era dos meios eletrônicos e produzem uma considerável massa critica sobre os antigos e outrora respeitáveis valores sociais.
Novos paradigmas surgem todos os dias em todos os setores da sociedade. Porém, um letreiro luminoso cintila nas estações cosmopolitas alertando os transeuntes.Parafraseando Lampedusa www.epdlp.com/escritor.php?id=1908 o letreiro anuncia que : Se queremos que tudo siga como está, é preciso que tudo mude.É difícil negar mudanças, mesmo diante da perspectiva de que tudo mude para que siga sendo o que sempre foi, de forma mais cruel.Os que acreditam que as transformações atuais são positivas falam da redefinição do papel da comunicação no contexto histórico e cultural da humanidade como um exemplo notável. Mesmo os mais céticos encontram justificativas para mudanças no descrédito da sociedade diante do esvaziamento de significado dos princípios éticos.Eles consideram a decadência das múltiplas formas de representação publica e o emporcalhamento da política e de outras instituições tradicionais um sintoma do colapso definitivo do velho sistema.Os termos cibercultura, ciberespaço, hipermídia, interface, interatividade, hipertexto, realidade virtual e outros não são apenas palavras que anunciam novos artifícios tecnológicos.Elas refletem um fato incontestável: estamos diante de uma nova relação do homem com tudo que cria.Essas noções estão produzindo impactos na ciência, na arte, na literatura, na filosofia e no pensamento.
A hipertextualidade http://pt.wikipedia.org , ponto para onde convergem todas as informações,dados e conceitos que hoje circulam, coloca em questão os limites do discurso tradicional.Vivemos um tempo em que qualquer forma de direcionamento também pode ser entendida como atitude suspeita.A lógica aprioristica, o conhecimento fechado em si, a racionalidade centralizadora e os velhos métodos cumulativos do saber parecem esgotados.
Imagem e texto
Adriano DE AQUINO
gerada a partir de MANET e foto anonima.