sexta-feira, janeiro 29, 2016

Melancolia


Camadas de fuligem, bolor e fungo afixaram na estrutura carcomida onde se aloja o centro decisório do governo e da administração pública brasileira. As coisas mais novas, feitas ontem, quando imersas na cultura política nacional depressa adquirem aspecto decadente. Naquele ambiente o novo surge adaptado ao velho padrão mediano do gosto e do consenso. 
Com isso, as duas últimas gerações de brasileiros são obrigadas a medir a passagem do tempo pela ampliação da defasagem entre a arcaica tradição brasileira e o impulso transformador que move-lá fora- o mundo da atualidade.
A cultura politica brasileira está imersa no caldo da sublimação catatônica das experiências fracassadas do passado, liquefeita aos acontecimentos desastrosos do presente e aditivado pela extrema ideologização das políticas públicas.O objeto resultante desse amalgama foi a edição do populismo de esquerda.Consolidados no poder trataram da imediata substituição dos métodos mais aprimorados de tecnicidade nos campos cruciais para o desenvolvimento como educação, saúde, justiça social e trabalho,pela demagogia paternalista de grandes resultados eleitorais.
No Brasil as políticas sociais são efêmeras porque projetadas para durar uma eleição.
Intencionalmente desestruturadas, as políticas sociais voltam no próximo pleito como nova promessa de campanha. Assim, ‘macunaimamente’ original, o Brasil assiste o tempo passar sem que nada se transforme concretamente.
Até mesmo os debates políticos, ancorados na divisão ideológica do mundo que ocorria em meados do século XX, continuam na pauta das atualidades da vida política brasileira.
Nunca me senti tão Brasil como hoje ao acordar e ler:
“Delfim está com saudade da ditadura” Maria da Conceição Tavares
Oh!Fui catapultado no tempo.
Que barato!
Que puta estranha sensação acordar em outro tempo.
Tirante o cheiro imaginário do bolor fétido dos infrutíferos debates dos anos 60/70/80, a reedição do seriado Delfim & Maria da Conceição Tavares é a cara do governo Dilma e o apogeu da Era petista.