terça-feira, abril 05, 2016

Refuto a ideia de que existe uma poderosa central programadora de cérebros. Uma especie de Big Brother ancestral.
Mesmo contestando argumentos de que uma 'força estranha'(cultura) conduziu códigos programadores de cérebros para dentro dos agrupamentos sociais no correr da historia humana, alguns fatos recentes me levam a admitir que o PONTO D (Ponto Deus)identificado em nossos cérebros pelos neurocientistas ajuda a explicar a expansão das crenças e a explosão das guerras religiosas em pleno Seculo XXI.
Neurocientistas estão debruçados em pesquisas comparativas entre os cérebros dos crentes e os dos céticos para avaliar a frequência e o diferencial dos impulsos cerebrais quando uma pessoa está rezando,meditando ou simplesmente divagando por entre abstrações,contemplando ou imaginando um mundo só seu.
Ainda se conhece pouco sobre esse campo.Porém, algumas pistas começam a surgir na escuridão do nosso cérebro. 
Em especial no que diz respeito as áreas cerebrais. 
Dados coletados e analises aprofundadas estimam que o córtex pré-frontal medial está associado a nossa capacidade para entender os pensamentos e sentimentos dos outros. Curiosamente,alguns estudos revelam que esta região do cérebro está especialmente ativa entre os crentes e religiosos, especialmente quando estão rezando.
Já o lobo parietal, de acordo com estudos,pode estar envolvido em experiências religiosas, especialmente aquelas caracterizadas com a dissolução do ego.
Todo dia,ao acordar,tateio regiões no meu cérebro  que insistem em permanecer dormindo. Entendível,o mundo dos sonhos,tirante os pesadelos,é um lugar muito melhor para se perder tempo. Perder o precioso tempo existencial com a alta ansiedade que move o mundo competitivo é uma asneira compulsória para alcançar a gloria que muitos confundem com realização existencial. 

Eis o pecado original!  
Sou tolerante com meus pecados.  
Por isso a pesquisa sobre o Ponto D  me  desperta especial interesse no momento.
Creio que essa pesquisa vai ajudar a elucidar algumas questões intrigantes como aquelas que tocam na estranha dependência que provoca um certo grau instabilidade emocional que  resulta em debilidade intelectual.Muitas pessoas que supomos emancipadas e inteligentes mas que depositam fé cega numa liderança politica,ainda que os fatos comprovem que se trata de um farsante corrupto,sofrem dessa insanidade.
Outro dado interessante dessas pesquisas ajudarão a esclarecer porque mesmo nas sociedades que reprimiram as religiões como a Russia na era stalinista, a China de Mao,a Coreia do Norte da dinastia Kim e a Cuba da irmandade Castro, o Ponto D(ponto Deus)tem sido usado com a polaridade redirecionada para os ícones(lideres) que tomaram o lugar de deus,instalando-se no imaginário popular através do culto a um líder ou ao Estado.Algo incompreensível para as mentes emancipadas e modernas,porem,comum aos fiéis.Sejam eles comprometidos com as ideologias religiosas ou politicas.