domingo, novembro 22, 2009

Cuba Libre:Yoani Sánchez




A blogueira cubana de 34 anos, acusada de ser inimiga do Estado pela imprensa oficial, vem fotografando os “agentes secretos” cubanos que acompanham a sua rotina à distância, vigiam sua casa e muitas vezes a seguem onde quer que vá. Para mostrar que não se submete a pressão publicou em seu blog fotos dos "seguidores" com o seguinte comentário: "Minha relação com o cinema sempre foi nas poltronas, na penumbra de uma sala. Até que comecei a viver meu próprio filme, uma espécie de thriller de perseguidores e perseguidos, onde cabe a mim escapar e me esconder (...) Agora, que recuperei minha condição de bípede, larguei a muleta", conta ela, que foi puxada pelos cabelos e chutada pelos agentes do governo que a sequestraram. "Estou de volta. Para me defender, comecei a fazer testemunhos desses seres das sombras que, como vampiros, alimentam-se de nossa humana alegria, nos inoculam o temor através da pancada, da ameaça.O bloqueio econômico a Cuba não impede que o governo invista em modernos sistemas de invasão eletrônica visando controlar a vida das pessoas .Essa é a característica comum a todos os regimes autoritários. A ordem é cercear Yoani na blogosfera e ameaça-la na vida real. Custe o que custar essa é uma missão do governo cubano. Esse episodio macabro redimensiona minhas preocupações em relação a CONFECOM – Conferência Nacional de Comunicações que ocorrerá dia 14 de dezembro em Brasília. A Executiva Nacional do PT informa que no evento a intervenção petista se dará de duas maneiras: “uma, ao lado das lutas especificas de cada área; outra, mais ampla, na construção de um novo modelo legal para todo o setor das comunicações(...) criando instrumentos de controle público e social e considerando a mudança de cenário provocada pelas tecnologias digitais”.