domingo, novembro 06, 2011

Quanto pesa uma biblioteca?


Quando penso em mudar meus livros de lugar logo aparece o problema que envolve embalagem,tranporte e acomodação. Quem gosta e dá valor aos livros se preocupa em conserva-los bem,ter uma boa estante que facilite as consultas e suficientemente robusta para  suportar seu peso.
Se na escala pessoal isso ja é um problema,imaginem nas grandes bibliotecas públicas mundo afora. Toneladas de livros são publicados todos os anos,além,claro, de outras publicações que precisamos ou gostamos de guardar. Afinal, os livros tem um "peso".Um peso que se estende  em diversas dimensões  e que não gostariamos de perder.     
Como preservar o acesso aos livros, reduzir seu peso fisico sem a perda experimental que a leitura proporciona? Eu me incluo entre as pessoas que apreciam o livro como um objeto de transferencia imprescindivel no jogo entre a obra e o leitor. Porém, é inegavel que seu custo industrial, recursos,matéria prima e sistema de distribuição o encarecem consideravelmente. Nesse sentido, o "peso" de um livro se estende para além das  minhas escolhas pessoais .Por outro lado, a internet vem  ampliando o acesso à leitura de livros,textos,escrituras,imagens e etc.
Curiosamente, nunca me perguntei quanto essa transferencia significa.Alguma vez você já se perguntou  quanto pesa a Internet?
Afinal, a Internet é enorme. Mas, a maioria das pessoas assume que a Internet, está ao nosso redor, é imponderável e chega a qualquer lugar na velocidade da luz. E luz, é um elemento que não tem um peso facil de medir.

A surpresa é que não! De acordo com Michael de Vsauce, teoricamente a Internet pesa alguma coisa,ou melhor,tanto quanto um morango de 50gr.
Michael diz que, de acordo com Russell Seitz, a Internet pesa 50 gramas. O que explica 50 gramas de massa da Internet? De acordo com Vsauce, "a informação é armazenada em binários que existem fisicamente porque os elétrons que carregam os transistores portam uma carga flutuante. Isso porque os elétrons têm massa. "Em outras palavras, eles pesam alguma coisa, embora seja uma quantidade muito pequena pode ser quantificada  em aproximadamente 50 gramas."
Russell Seitz diz  que chegou ao resultado de  50 gramas baseado nos 75-100000000 servidores que operam para fazer funcionar a Internet. Mas quanto é que as informações na internet pesam? De acordo com Vsauce, menos ainda que 50gr. Michael informa que  os relatórios que reunem todas as informações contidas na Internet  pesam apenas 0,2 milionésimos de uma onça, algo próximo a um grão de areia.
Isso significa que nas prais do conhecimento existem zilhões de  grãos disponiveis.
Confiram  no vídeo abaixo os argumentos de Vsauce.