sábado, novembro 19, 2011

A aflição do novo


Adriano de Aquino
novembro de 2011

Parecer novo é a mais nova aflição da atualidade.
Excitante mundo novo, vida nova, tudo novo. Seria surpreendente se esse aforismo refletisse uma tendência generalizada, entretanto, aceitar o novo não é uma disposição tão consensual quanto gostariam os especialistas do marketing e da publicidade. Ele é cercado de dúvidas e indagações. Por um lado é estimulante, por outro, é suspeito e assombroso. O novo versus o velho é um duelo constante em nossa vida intima e afetiva e nas nossas mais importantes escolhas. Ainda que eu não pretenda divagar sobre os aspectos mais densos desse conceito, ao tocar no assunto acabo aproximando de algo que, ainda que não percebamos com clareza, nos mobiliza todos os dias.
Para ir direto ao objetivo, ou melhor, ao ponto que pretendo abordar nesse texto, afastarei a tentação de divagar sobre as investidas contemporâneas recorrendo a três citações admiráveis que expõem com mestria a complexidade da matéria:
A primeira de Brecht: Alegrem-se com o Novo, envergonhem-se do Velho!
A segunda de Charles Olson: O que não muda é a vontade de mudar.
Devo acrescentar que minhas considerações, ainda que não toquem em contextos filosóficos, tangenciam despretensiosamente as fronteiras da reflexão existencial.
O que nos vem à mente diante da questão: as mudanças que acontecem em toda parte podem ser apreendidas como um novo paradigma sócio cultural? 
Parte da resposta advém do impasse diante da nossa atitude em favor do novo. Em alguns casos, interagir com o novo pode ser relegado a um segundo plano e lá permanecer resguardado até que ele se torne habitual e seu impacto seja neutralizado por força do tempo e do imperativo de adaptação. Por outro lado, a aceitação instantânea, que nada questiona, também não é um passo decisivo em direção ao novo.
A astúcia do relativismo cultural serviu durante um período como um fator desestruturante do longo predomínio das ideologias sobre o pensamento. Nesse aspecto teve um efeito curiosamente objetivo que permitiu descortinar novas perspectivas intelectuais há muito tempo recalcadas. Contudo, ao sedimentar-se como regra deixou de ser uma alternativa dialética para se tornar uma fórmula fácil, adaptável a qualquer circunstancia. Hoje, é o cabeçalho da contemporaneidade, lamentavelmente, perdeu o viço e a graça que tinha na sua origem nitszchiana.
Niezstche, Freud e Marx, considerados pilares da modernidade desvendaram, cada um a seu modo, um novo mundo. Suas idéias atravessaram grande parte do século passado e ainda são referencias ao pensamento contemporâneo. Todavia, o pensamento científico desbravou outras fronteiras do conhecimento. Uma nova cultura, aparentemente mais tecnicista e pragmática, confrontou as bases do humanismo clássico e se espraiou pela sociedade.   
A limitada difusão cientifica de meados do século passado deu lugar a um protagonismo mais atuante. Hoje, pode-se dizer; já estamos acomodados e convivemos bem com avanços científicos. Os avanços das tecnologias da informação, por exemplo, se tornaram tão rotineiros que mesmo um menino de dez anos em alguns minutos se habilita a interatuar com programas difíceis e compartilha infos na rede global de computadores. Se perguntarmos se ele sabe o que está operando, se ele conhece o sistema e as entranhas da máquina, certamente teremos como resposta um não.
Todavia, ainda que convivamos superficialmente com as mais inquietantes tecnologias do século XXI, como a informática, a transferência em rede de dados digitais, a robótica, a engenharia genética e a nanotecnologia podemos intuir o quanto o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico têm agido e transformado nossos hábitos cotidianos e nossas vidas.
A utilização das mídias digitais ao mesmo tempo em que interage com todas as modalidades do fazer, se destaca de todos os demais itens, serviços e produtos hoje disponibilizados no mundo.
Pode-se dizer que os artefatos digitais e os recursos da rede global são, em síntese, o que há de novo na atualidade.  
Talvez porque, no correr da historia muitas possibilidades do novo acabaram se parecendo com nada, ou pior, se revelaram idéias 'geniais' que findaram em preconceitos, perseguições, mais restrições, controle social e guerras. Em casos menos graves, em desígnios pouco substantivos que resultaram em novas convenções. A precaução de algumas pessoas, às vezes exagerada, os leva a questionar o valor real dessas tecnologias digitais para os avanços humanitários.  
Porém, esses não são motivos fortes o bastante para nos colocar em posição antagônica a tudo que é novo. Ao contrario, é uma boa oportunidade para avaliarmos as muitas possibilidades que o novo nos apresenta.   
Não compartilho da empolgação consumista pela gigantesca oferta de novas tecnologias. Porém, o fato é que o novo tem se manifestado através desses meios. Impossível contestar. O que antes cabia aos movimentos políticos, estéticos, artísticos, ao saber canonizado, à indústria e ao arsenal de bens, serviços e produtos de uso corrente nas sociedades modernas, hoje, se agrupa em torno da tecnologia digital. Essas tecnologias não são as responsáveis exclusivas por todas as transformações que atravessamos, contudo, me pergunto; sem elas tais mudanças seriam possíveis?
Entendo que uma resposta rápida a essa questão reduziria as propriedades dessa nova modalidade de saber e comunicação e limitaria muito as nossas especulações sobre a complexidade das experiências humanas.
Desde episódios triviais do convivo entre pessoas reclusas numa casa, transmitida em rede, até multidões que se manifestam contra regimes autoritários, passando pela vida dos astros da mais valia em justaposição aos seres desprovidos de recursos mínimos de sobrevivência, o que se confirma, dia a dia, é que todos, celebridades e anônimos, se tornaram atores de um tempo distinguido pela transversalidade das novas tecnologias.
Como uma folha em branco, elas aceitam qualquer esboço. Divulgam e compartilham, sem restrições ideológicas, religiosas etc. uma volume colossal de informações. Vimos recentemente, revoluções, fatos, desgraças e sucessos serem transmitidos para a rede global a partir de um celular.
O que antes estava circunscrito aos órgãos de imprensa, rádio e TV, ao gosto dos editores e limitados pela mobilidade, senso de oportunidade, foco jornalístico, interesses políticos, econômicos e empresariais, hoje, está disponibilizado na palma das mãos. É leve, veloz e, de certa forma, onipresente.
Um telefone celular é uma estação multifuncional pronta para transmitir um fato de forma direta, quer dizer, na sua conformação real, no momento em que acontece. 
Por esse prisma, a velha fábula da força do individuo contra o esmagador poder do sistema ganhou outro contorno. O mito da célula que converte o todo ganhou vida própria e reacendeu a chama do imaginário humano. Curiosamente, isso aconteceu na ultima década. Década essa reconhecida como um período dominado pelo pragmatismo. Se isso não configura em si uma mudança, confirma que o processo é agora inexorável.
Conectado às redes móveis em status de acessibilidade, transferindo velozmente voz e dados e sintonizado no ciberespaço, o celular tornou-se uma ferramenta poderosíssima, seja nas vielas da Rocinha, nos esgotos de Sirta, nos arranha - céus nova-iorquinos, nas festas, nos combates, nas cerimônias de batismo, crimes, sepultamentos,poemas,sons,cores e formas.
Nos primórdios dessa tecnologia eu supunha que os melhoramentos eram de caráter pessoal. Tratava-se, então, de mais um confortável utilitário da vida moderna que, dispensando fios e artefatos físicos confinados a um ponto, nos conectava com o mundo através das ondas eletromagnéticas de transmissão bidirecional de voz e dados.
A aparência do novo que se esconde nesse ultimo parágrafo, estreita o ciclo que nutre a aflição diante do novo na medida em que o dilui entre as coisas imediatas, visíveis e materiais. Ao atinarmos que o novo exige de nós uma atitude em sua direção, a aflição se dissipa e nos tornamos contemporâneos.
A terceira citação desse texto é de Giorgio Agamben e fala do tempo onde o novo se aloca: Contemporâneo é aquele que tem o olhar fixo no seu tempo, para nele se aperceber não das luzes, mas da escuridão.