quinta-feira, outubro 21, 2010

MBA em Gestão Existencial.


-Hoje existe técnica disponível  para tudo. Os múltiplos vetores do conhecimento foram sintetizados em manuais específicos vendidos em qualquer banca de jornal do bairro. De um tempo para cá a  experiência pessoal, pautada no mérito, perdeu valor. O que hoje vale são os indicadores de audiência,consumo e resultados econômicos.Se alguém procura um pensamento "profundo"  para amenizar uma angustia existencial ou, publicações sobre a diversidade cultural da atualidade, encontrará nas bancas ou em sites especificos um pacote de produtos  do ocidente e do oriente, decifrados e formatados em códigos facilmente assimilaveis. A eficiência técnica tornou tudo passível ao consumo.A preço popular pode-se encontrar milhares de conteudos, gerados por algum professor de filosofia ou  teórico da comunicação, sobre as complexos questões que envolvem a vida contemporânea. Uma maravilha só alcançável pela prosperidade econômica e tecnológica. Ontem, numa banca de jornal, uma menina procurava uma revista de física quântica relacionada à espiritualidade. Encontrou duas!Comprou-as e partiu contente. É nesse sentido que afirmei que a felicidade se tornou um produto acessível. Creia, em breve, serão oferecidos cursos de MBA em Gestão Existencial.
-Sua descrença no homem alcançou o nível da demência. Por que voce insiste em dar uma conotação vulgar e grotesca aos avanços sociais? Ao que tudo indica voce prefere retornar ao maravilhoso mundo da aristocracia culta. Ao mundo enclausurado do saber seletivo.
-Engana-se, meu amigo.Afirmo apenas que a adesão  ao ideal dominante  tornou-se  um imperativo para quem pretende vencer na vida. Isso é uma deformação assustadora. A consagração desse modelo enfraqueceu uma das substancias essenciais ao conhecimento. O  resultado disso foi  o crescente despretigio à  reflexão individual e a expansão de atitudes e talentos autonômos e originais. É nesse sentido que afirmo que, enquanto sociedade, chegamos mais perto do abismo.
Por essas e outras, o momento atual é  propicio ao sucesso de um MBA  em gestão existencial.