domingo, junho 17, 2012

Aquecimento global / congelamento de ideias.



Considerando-se que o aquecimento global é uma ocorrência inquestionável me pergunto; o ativismo ecológico em suas múltiplas manifestações, maior parte das vezes apocalípticas, sobre as causas do aquecimento global tem fundamento cientifico?
Antes de refletir sobre isso, encontre um lugar fresco e agradável e previna-se contra a tempestade de informação intencionada que desaba sobre o individuo. Evite, tanto quanto possível, circular nas ruas da cidade/evento que se tornou o Rio. É isso, o Rio deixou de ser uma cidade das gentes e se tornou um cenário para mega eventos. Vias preferenciais entupidas e transito caótico compõe o panorama da capital mundial da salvação planetária com sede no Rio Centro.E vem ai a Copa e as Olimpiadas.
Nesses dias dobre a atenção aos apelos demagógicos não só dos homens públicos. Aproveite para refletir sobre as propostas apresentadas no fórum das nações. Se tiver tempo e paciência, estenda os critérios de analise para as apresentações artístico/culturais que insinuam, entre outras coisas, que os artistas inspirados no tema da sustentabilidade são protagonistas de um novo tempo, intérpretes de uma luta titânica contra o consumo, a manipulação da comunicação social, o capitalismo e a destruição planetária radical.
Afinal, as pessoas não estão congeladas, muito pelo contrario. Espocam, aqui e ali, opiniões bem fundamentadas que contestam as ideias mais espetaculares e catastróficas, propaladas pela mídia, de que o aquecimento global é provocado, principalmente, pelo fator humano. Não tenho nenhum motivo especial para acreditar que as sociedades humanas são zonas de equilíbrio, bom senso, harmonia e solidariedade. Ao contrario, considero o ser humano uma ameaça constante, um bicho desajustado. Em bandos se tornam mais perigosos quando, ao tenta superar sua insignificância, afrontam a natureza e o tempo com ignorância e prepotência.
A ignorância é um dado desculpável frente aos mistérios da vida, a imensidão cósmica e outros acontecimentos colossais, entretanto, a prepotência que leva o homem a crer que o fenômeno do aquecimento global é consequência direta das suas ações, não poderia ser mais um surto megalômano?Entendo que com a superpopulação é urgente que se amplie a participação na manutenção e proteção dos recursos naturais. Até porque, se não houver uma política séria nesse campo, em breve o mundo não terá mais comida, os oceanos estarão vazios, as florestas peladas, as praias desaparecerão embaixo de montanhas de dejetos.  Nas ficções podemos até nos deliciar com a luta de um herói humano, armado apenas de astucia e uma lança, contra um Tiranossauro Rex. Todavia, no plano do real sabemos que isso é apenas uma metáfora que se encaixa na incansável tentativa humana de vestir um anão com vestes de gigante.
No fluxo das festividades sustentáveis, repostar esse vídeo pode parecer apenas uma provocação. Mas, o fato é que a discussão sobre o nosso futuro sobre o planeta é mais ampla e profunda do que aparenta. Em resumo: salvar a própria pele é o pano de fundo de toda a empreitada humana. E, claro, se os avanços tem que servir para alguma coisa,então, no mínimo,que se instale na cultura, de forma definitiva maneiras mais inteligentes e racionais de sobreviver, impondo a menor destruição possível à natureza.
Adriano de Aquino