sexta-feira, abril 24, 2009

De Novo?Artista amarra cão e o deixa morrer à míngua em exposição de arte


Como muitos já sabem, em 2007 o artista Guillermo Vargas Habacuc colheu um cão abandonado na rua, atou-o a uma corda curtíssima na parede de uma galeria de arte e ali o deixou morrer lentamente de fome e sede.Durante vários dias, tanto o autor como os visitantes da galeria de arte “contemplaram” a agonia do animal que finalmente morreu de inanição.Seguramente, depois de ter passado por um doloroso,absurdo e incompreensível calvário.Agora,em 2009 a Bienal Centro-americana de Arte convidou Vargas Habacuc a repetir a ação.Muitos têm protestado contra tal decisão e tentam evitar nova manifestação que leve outro cão a morrer em trágica circunstancia “artística”, digamos assim. Milhares de pessoas já assinaram uma petição que rola na internet afim de que o convite ao artista seja cancelado.Contudo, os curadores da mostra, “amantes” da liberdade criativa, julgam que qualquer ingerência externa nas questões da arte ou atos coercivos dos movimentos sociais não possui autoridade estética para censurar uma manifestação artística. Por essa nobre razão se negam a cancelar a decisão de realizar o evento.Como intransigente defensor da liberdade criativa preferi o combate frontal com a direção do evento a fim de preservá-la.Enviei-lhes uma carta onde elogio a bravura da direção da Bienal em defesa da liberdade e na oportunidade critico duramente o fato de uma instituição cultural repetir uma manifestação ocorrida no circuito das galerias comerciais. Os acuso de serem mais débeis que o pobre cão sacrificado pelo fato de se submeterem a ações espetaculares circunscritas a eventos promocionais e ao comercio da arte- no que ele tem de pior. Na oportunidade sugeri que a edição 2009 da Bienal seja mais ousada e estimule o artista a utilizar em sua instalação dessa Bienal os próprios curadores a fim de dar corpo e vida a sua proposta artística. Na oportunidade sugeri também que os curadores sejam tratados da mesma forma que o infeliz cão da mostra anterior. Na minha visita a magnífica exposição gostaria de vê-los atados a uma corda e privados de água e alimento durante toda a duração da mostra.

segunda-feira, abril 20, 2009

Gente+Twitter+Facebook+YouTube+Google= ?

Adriano de Aquino

Os 140 toques do twitter,para muitos um fator negativo, abre,para outros, uma infinidade de combinações interessantes.Muitos dizem que esse tipo de INFO condensada demais é superficial e de curta duração .Pode ser,contudo, a regra adotada pelo site tem um lado interessante.Os obstinados que a duras penas mantem seus blogs atualizados e com uma participação mediana ou intensa de seguidores podem ter no twitter uma forte alavanca de difusão e trocas.As coisas mais interessantes que li na ultima semana foram postadas no twitter de forma suscinta,uma especie de "manchete movel"-termo que cunhei para ilustrar a "front page" separada da sequencia do texto e seguida de link.O FB, por permitir inserções mais extensas e ter mais suporte para identificar perfil, informações,imagens,videos e outras brincadeiras,ainda que não se aprofunde muito numa analise, é um segmento que "parece" transferir para os usuarios o sentimento de interagir numa grande roda afetiva,por isso seu sucesso incontestavel como local de reencontro de velhos amigos que ha muito não se viam e conhecer novos amigos num grau de fluencia quase intima.A midia corporativa passa por uma crise de proporções assustadoras.São muitas as causas em favor de sua manutenção,porém,não podemos desprezar a existencia de uma torcida volumosa que clama por sua extinção. As trocas de ideias sobre o momento crucial que vivemos escaparam ao controle dos editores e ganharam o ciberespaço.Isso é um fato!No mundo dos amigos e dos "fandoms" a discussão que rola passa por essas questões.Estou lendo Cultura da Convergencia o livro de Henry Jenkins que trata exatamente da passagem de uma forma cultural para outra.Em partes da introdução(as discussões sobre esse capitulo se ampliaram de tal forma na rede que mal consigo ir adiante) Jenhins diz :"Os produtores de midia estão reagindo aos recem poderosos consumidores de formas contraditorias,às Xs encorajando a mudança,outras Xs resistindo ao que consideram um comportamento renegado(...) a convergencia representa um risco,ja que a maioria dessas empresas teme uma fragmentação ou uma erosão em seus mercados.Cada vez que deslocam um espectador,digamos,da televisão para a internet,há o risco de ele não voltar mais".Fica a pergunta:Google,You Tube,Twitter,FB e uma aludida abolição da info estão mudando o mundo?