domingo, julho 29, 2007

Nunca nesse país...

As coisas mudam para permanecerem o que sempre foram.

Il Gatopardo

Giuseppe Tomasi di Lampedusa

As palavras de ordem tipo fora Lula proliferam nos textos exaltados contra o atual governo. Muitos não lembram que isso é um plágio da forma petista de fazer oposição. As vaias, manifestação informal de repudio, despertaram a “magoa” do presidente Lula, reconhecido como um político que despreza as regras formais de representação governamental. Os partidários do presidente dizem que ele fala com o coração. Porém, parece não aceitar que parte da população se expresse assim. Adeptos do governo, por oportunismo ou crença, e que militam na mídia, reafirmam essa contradição. Paulo Henrique Amorim (cujos ressentimentos o atormentam a ponto de postar no seu site do IG a gracinha adolescente intitulada "IVDL: Índice Vamos Derrubar o Lula”), e Mino Carta,(com seu monótono bordão:"sanha golpista da mídia nativa") que rosna como lobo escondido na matilha do pastor, dentre outros, aproveitam para cavar trincheiras lucrativas onde organizam a resistência contra um suposto golpe eminente.

Uma pena não usarem dos poderes premonitórios para evitar acidentes aéreos e mortes. É curioso, porém explicável. Talvez não gostem de aviões e aeroportos, nem do povo que os freqüenta.

Para quem pretende vivenciar experiências inéditas e participar do jogo democrático, tudo parece igual ao que sempre foi.

É desanimador.
Esses exemplos revelam apenas que a velha cultura política se perpetuou no país nos aprisionando nas fronteiras do atraso.

Três episódios recentes refletem os limites de nosso confinamento. Em ordem de importância hierárquica: primeiro o discurso do Presidente Lula na solenidade de posse do Ministro Nelson Jobim, segundo a pilhéria de Marta Suplicy frente à bagunça em que se transformaram os aeroportos e em terceiro os gestos espontâneos de Marco Aurélio Garcia no aconchego de seu gabinete no palácio do Planalto. Por não serem fatos isolados - falam da mesma crise - eles refletem um dos aspectos dessa cultura, impregnada de informalidade, que tem um significado mais profundo do que aparenta.
Alguns simpatizantes do governo vêem nesses episódios a marca de um estilo próprio de governar que identificam como autentico, pois desprovido do manto vetusto que encobria a hipocrisia dos ex-governantes e escondia a natureza perversa de seus desejos. Para eles a postura do atual presidente e de seus ministros reflete um estilo de gestão que pretende enterrar de vez os velhos e embolados discursos e métodos da elite. Desejam mostrar a todos que não escondem o que pensam e fazem. Se fosse apenas uma questão de estilo as pessoas sensíveis aos significados que cercam os cargos públicos seriam obrigadas a suportar só as piadinhas, os gestos e os discursos auto referentes e maçantes, até o fim desse governo. Sabemos, contudo, que não é apenas isso. Os que partilham dos códigos do poder vigente e dele se beneficiam sempre encontrarão motivos para rir. Entretanto, tenho certeza de que para aqueles que atravancados no direito de ir e vir nos aeroportos, nos hospitais, nas escolas, nos lares e ruas inseguras, uma certa austeridade seria menos afrontosa.

Temos ciência de que a forma não é tudo. Porém, em momentos de dor o riso é um escárnio diante da catástrofe e das mortes.

Esse amontoado de problemas revela, entre outras coisas, que o confronto político está ocorrendo fora do campo ideológico. Frustraram-se os que acreditavam que o estilo Lula de governar ampliaria a discussão sobre os destinos do país. O que se ampliou foi o sectarismo de grupos.

Os governos passados foram duramente criticados pelas autoridades atuais, por usarem de dispositivos condenáveis de pressão sobre o congresso nacional, seja através do cerceamento, da cooptação ou da abundancia de decretos lei que submetem a classe política aos desejos do executivo. A historia brasileira é marcada por esse tipo de atuação. Ficou claro que as criticas que o PT fazia a tradicional cultura política brasileira era só brincadeira. Muitos riem disso. Apesar das velhas regras que impregnam as relações do executivo com o parlamento não ter graça nenhuma. Os métodos que adotaram, ao contrario do que pregavam, são similares aos usados pelos políticos que antagonizavam. Nesse aspecto prevaleceu a tradição, não vejo motivos para o atual governo se orgulhar, muito menos rir.

A queda de Collor foi uma lição que Lula aprendeu e aplica nas negociações com os parlamentares e no agrado aos ditames do poder econômico.

O presidente pode não gostar de ler, ele não é o único caso que comprova a existencia de outras formas de aprender e ter sucesso na vida. O mercado é cheio de exemplos que confirmam isso. Muitos historiadores admitem que “aprender fazendo” foi um método vital para o êxito e o desdobramento da revolução industrial iniciada na metade do século XVIII na Inglaterra. Se gostasse de ler, o presidente teria melhores meios para desvendar problemas ocultos àqueles que acreditam demais em si próprios. Aspectos marcantes das personalidades altivas de homens notáveis, que oriundos da pobreza alcançaram fortuna e poder, são abundantes na literatura mundial onde encontramos ensinamentos fundamentais.Com isso ele teria outros modelos comparativos, além de Vargas, Juscelino, Collor e Fernando Henrique.A atual conjuntura política tornou compreensível que o presidente Lula se abstenha de comparar sua gestão com a do presidente Sarney.

Administrar interesses em prol do bem publico e intervir em conflitos sociais difundindo prosperidade e segurança são pré-requisitos dos chefes de estado. Poucos mandatários alçam a gloria administrando bem essas questões. Quando o fazem tornam-se estadistas. Lamentavelmente são raros. Eles emanam, para além de suas presenças, confiabilidade e respeito, sobretudo em momentos de crise e dor quando a nação, como um todo, não apenas alguns setores da sociedade, busca apoio e esperança.

O discurso informal que o presidente Lula fez na posse do ministro Nelson Jobim transmitido pelo radio, porém, dirigido ao fechado circulo palaciano, produziu um efeito devastador nas mentes enlutadas da nação. Somente os membros da corte palaciana, isolados do pesar nacional, acharam graça na autentica simplicidade presidencial, que segundo o próprio visava desafogar a dor.

Ao negar o contato próximo com os familiares e amigos das vitimas do acidente com o avião da Tam, que seria o recurso mais esperado de um político que adotou a informalidade como estilo de governo, o presidente alargou a distancia que o separa das idéias daqueles que o criaram a imagem de um líder com forte identidade popular.

Agora sabemos que além de temer cerimônias fúnebres e vaias, o presidente também teme aviões -os três fatos colocados na mesma ordem de importância. Ao mesmo tempo ficamos sabendo que não constará da agenda presidencial solenidades que possam colocar em dúvida a popularidade do presidente.

Esses acontecimentos comprovam que a informalidade pode ser tão hipócrita quanto à austeridade, quando oculta os verdadeiros temores, os interesses e as vinculações que levam e mantém um governante no poder.

Adriano de Aquino

agosto de 2007

quarta-feira, julho 25, 2007

A Idade da Informação


Esse vídeo, criado por Scott McLeod e inspirado nas idéias do Prof: Karl Fisch (Director of Technology for Arapahoe High School in Centennial) é simples e direto sem, contudo,deixar de tocar em inquietantes questões da atualidade.

Alheia aos afetamentos teóricos a apresentação, em formato power point,(modelo em voga na Internet) é clara e nos revela como se processam os deslocamentos e acontecimentos nas sociedades contemporâneas, a crise dos sistemas políticos e de valor, a maquina versus homem, a angustia em relação ao trabalho, ao tempo e a complexidade dos problemas que hoje se colocam diante de nós.Esse video apareceu recentemente no YouTube e transformou-se num tópico muito popular,enchendo as colunas da seção de comentários.

Apenas um destaque: no item em que o Prof Fisch cita o projeto do laptop de US$100 e suas potencialidades para os países em desenvolvimento é ruim lembrar que no Brasil esse equipamento custará: US$350.

Por que?

Algum burocrata de plantão deve ter uma complexa teoria economica para explicar o fato.

tradução abaixo.


Adriano de Aquino

julho de 2007


Você sabia?

Que às vezes o tamanho importa

Se você fosse 1 em 1 milhão de pessoas na China

Existiriam 1.300 pessoas como você

Na Índia, seriam apenas 1.100 como você.

25% da população chinesa tem QI muito elevado

Esse percentual é maior que a população total da América do Norte

Na Índia é superior: são 28%

Tradução para professores: Eles têm mais crianças dotadas

do que nós temos crianças

Você sabia?

Que a China transformar-se-á, em breve, no maior país falador de inglês no mundo.

Enquanto você

está vendo essa apresentação

nascem 60 bebês nos E.U, 244 na China e 351 na Índia.

O Departamento do Trabalho dos E.U. estima que o jovem trabalhador de hoje terá passado por 10 a 14 trabalhos até a idade de 38 anos

De acordo com esse departamento

1 em 4 trabalhadores hoje está trabalhando para uma companhia onde foram empregados a menos de 1 ano

1 ou 2 numa companhia onde trabalham a menos de 5 anos

Segundo o Secretario de Educação Richard Riley

os 10 trabalhos superiores que estarão na demanda em 2010 não existiam em 2004

nós estamos preparando atualmente estudantes para trabalhos que não existem ainda…

onde usarão tecnologias que não foram ainda inventadas

para resolverem problemas que nós não identificamos agora como problemas

Qual será?

o mais rico país no mundo

as maiores Forças Armadas

o centro mundial das finanças e negócios

o mais sólido sistema educacional

o centro de inovação e invenção

a moeda corrente padrão do mundo do valor

o mais elevado padrão de vida





Os E.U. ocupam a 20ª posição no mundo que usa banda larga e Internet . (Luxemburgo está na frente)

Só em 2002 a Nintendo investiu mais que US$140 milhões em pesquisa e desenvolvimento

O governo federal dos E.U. gastou menos da metade disso em pesquisa e inovação em educação

1 em 8 casais nos E.U. se conheceram, no ano passado, on-line.

existiam 106 milhões de usuários registrados no MySpace (até setembro 2006)

Se My Space fosse um país, seria 11ª população do mundo (entre Japão e México).

Na média, cada pagina do My Space é visitada 30 vezes num dia.

Você sabia?

que nós estamos vivendo uma época exponencial

onde 2.7 bilhão buscas são executadas pelo Google cada mês

a quem estas perguntas eram dirigidas antes do B.G? (antes do Google)

o número de mensagens de texto emitidas e recebidas diariamente excede a população do planeta

que existem aproximadamente 540.000 palavras na língua inglesa…

aproximadamente 5 vezes mais que no tempo de Shakespeare

que mais de 3.000 livros novos são publicados...

por dia.

estima-se que isso equivale a publicação do New York Times, por uma semana.

e contem mais informação do que uma pessoa obteria durante toda uma vida no século XVIII.

estima-se que 1.5 exabytes (1.5 x 10/18) de nova informação original serão gerados globalmente este ano.

isso representa mais informação do que as geradas nos 5.000 anos precedentes.

a quantidade de informação técnica nova está dobrando a cada 2 anos.

Para os estudantes que começam os 4 anos técnicos ou grau na faculdade, isto significa que…

a metade do que aprendem no primeiro ano de estudo será obsoleto no terceiro ano.

prediz-se que isso se dobre para 72 horas em 2010.

a terceira-geração de fibra ótica já vem sendo testada pela Nec e pela Alcatel...

ela empurrará 10 trilhões de bits por segundo em apenas um ramal de fibra...

permitindo a transmissão de 1.900 CD’s, ou 150 milhões de chamadas telefônicas simultâneas a cada segundo...

triplicando a cada 6 meses nos 20 anos seguintes.

A fibra ótica já está OK.Ajustes e melhorias são apenas nos interruptores e nas extremidades, isso significa que a margem de custo destas melhorias é próxima de $0 (zero).

as previsões são que o e-papel será mais barato do que o papel real.

47 milhões de laptops passaram a funcionar globalmente no ano passado.

o projeto do laptop US$100 está esperando vender de 50 a 100 milhões de laptops ano às crianças dos países em desenvolvimento.

as predições são que em 2013 será construído um supercomputador que excederá a potencialidade de computação do cérebro humano.

em 2023, quando (os nascidos nesse século) terão apenas 23 anos e começando suas carreiras...

usarão um computador de US$1.000- que excederá as potencialidades do cérebro do humano.

então, as predições técnicas mais distantes, para além de 15 anos serão difíceis de fazer...

como predições para 2049, onde um computador US$1.000, excederá as potencialidades computacionais da raça humana...

E assim,como todo o meio,

se deslocará para acontecer.

Agora você sabe.


segunda-feira, julho 09, 2007

Aquecimento Global-Real?Farsa?



Recentemente o Canal 4 britânico produziu um documentário intitulado A Grande Fraude do Aquecimento Global(com legendas em portugues). Em 15 de junho passado ele estava disponibilizado no You Tube.Segundo informações anexas à postagem,esse filme não foi exibido por nenhuma das redes de televisão nos EUA.Uma pesquisa na grade de programação das emissoras brasileiras,inclusive a cabo,também parecem desconhecer esse trabalho.
A edição do HiperBlog recebeu algumas criticas taxando os mega milionários espetáculos e outras ações inclusas no movimento Live Earth e o gigantesco sucesso das apresentações de Al Gore pelo mundo afora e seu concorrido video An Inconvenient Thuth,vencedor de um Oscar(também disponivel no You Tube) como uma tática de "terrorismo ecológico" que objetiva silenciar todos aqueles que questionam as teses de que a atividade humana é principal responsável pelo aquecimento global.
Como entender?Cada vez mais pessoas reconhecem que uma das virtudes da ciência é colocar em questão uma verdade que se pretende única.
Dificil saber onde se encontra a verdade,porém, ouvir todas as partes é vital para um maior entendimento do mundo.
Adeptos de teses antagonicas as apresentadas nesse documentário afirmam que o Sol e outras atividades extra-terrestres não são os vilões da elevação da temperatura da Terra.Eles acreditam que os novos dados disponibilizados no último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas enterrarão de vez os argumentos expostos nesse filme.
O documentário é dividido em 9 posts.
Quem quizer assistir todos clicar>
http://www.youtube.com/watch?v=1JCVjg7H94s
Adriano de Aquino
julho de 2007

quarta-feira, julho 04, 2007

Brasil-Tempos Pós Modernos 1

Realizado em 2005, o vídeo Tempos Pós Modernos(subdividido em 4 postagens) surgiu a partir do convite da direção do projeto Conexão Contemporânea da Rede Nacional de Artes Visuais da Funarte. Esse projeto visa a difusão das artes visuais em todo território nacional através de cursos, oficinas de arte e palestras ministradas por artistas, críticos e professores.

Minha proposta foi realizar um vídeo em que as pessoas de diferentes setores da sociedade manifestassem seu entendimento sobre a crise da modernidade/pós-modernidade. Qual o significado desse litígio, comum ao ambiente artístico, nas suas vidas e na comunidade? É possível conviver com as incessantes transformações e preservar as tradições, os contornos da paisagem e do ambiente urbano? Como adequar as sociedades atadas a sistemas de poder arcaico e extrativista com as exigências por dinâmicas sociais mais flexíveis, novas tecnologias e as diversas demandas da globalização?

Colaboraram nesse projeto Andre Sampaio documentarista e Deborah Engel fotografa

Adriano de Aquino